Policlínica Tereza Rambaldi

Clínica Médica

É a especialidade médica que trata de pacientes adultos. Inclui o estudo das doenças de adultos, não cirúrgicas, não obstétricas e não ginecológicas, sendo a especialidade médica a partir da qual se diferenciaram todas as outras áreas clínicas.

Saúde Mental da Infância e Adolescência

São Transtornos Mentais que acomete crianças, adolescentes e adultos de etiologia genética e psicológica, com influência socio-comportamental, como: Autismos, Transtornos de Ansiedade, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Depressão, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Afetivo do Humor Bipolar, Transtorno Disregulador do Humor que não diagnosticados precocemente por falta de conhecimento tendem às agravar com a idade, trazendo consequências graves na vida adulta. Apesar de Etiologia genética e natureza crônica existem tratamentos. O diagnóstico e tratamento são feitos por uma equipe interdisciplinar.

Ortopedia

É o tratamento das doenças e deformidades dos ossos, articulações, músculos, tendões e ligamentos, que formam o aparelho locomotor. As doenças do aparelho locomotor podem ser congênitas (ao nascimento), ou adquiridas ao longo da vida. São diagnosticadas clinicamente e com auxílio de exames de imagem (radiografias, tomografias computadorizadas, ressonância magnética e cintilografia), em consultas eletivas.

Traumatologia

A Traumatologia cuida das lesões do aparelho locomotor, que incluem as fraturas, luxações, rupturas de músculos, tendões e ligamentos. Está diretamente relacionada aos acidentes de trânsito, domésticos, do esporte, sendo o atendimento realizado na urgência. Dependendo da gravidade das lesões, a Traumatologia necessita de apoio multidisciplinar.

Endocrinologia

Os endocrinologistas são médicos especialmente treinados para reconhecer e tratar problemas hormonais, ajudando a restabelecer o equilíbrio natural dos hormônios no seu corpo. O campo de atuação é extremamente vasto, visto que os hormônios regulam praticamente todas as funções orgânicas, e, portanto as alterações hormonais podem provocar doenças as mais variadas, envolvendo o organismo como um todo.

Nutrologia

É a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, aplicando este conhecimento para a avaliação de nossas necessidades orgânicas, visando a manutenção da saúde e redução de risco de doenças, assim como o tratamento das manifestações de deficiência ou excesso.

Hematologia

Hematologia é o ramo da medicina que tem como função o estudo do sangue e as suas doenças, como as anemias, hemofilias e as leucemias. Essa especialidade estuda os elementos figurados do sangue como os glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas, além dos órgãos onde são produzidos, como a medula óssea, os linfonodos e o baço.

Infectologia

Infectologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo das doenças causada por diversos patógenos como príons, vírus, bactérias, protozoários, fungos e animais. A infectologia também é chamada de "doenças infecto-parasitárias" (DIP) ou "moléstias infecciosas e parasitárias" (MIP).

Ao contrário de muitas especialidades médicas, nas quais a atuação se restringe a determinada parte do corpo, a infectologia aborda uma ampla gama de doenças de todos os órgãos e sistemas do organismo, partindo de um paradigma processual (a infecção) e não anatômico como de costume. Na prática e no cotidiano, existem algumas grandes aéreas de atuação do médico infectologista: SIDA/HIV, medicina tropical, CCIH e doenças piogênicas.

Endoscopia Digestiva Alta

A Endoscopia Digestiva consiste num método de investigação de doenças do esôfago, estomago e intestinos através de tubos flexíveis introduzidos pela cavidade oral ou anal. A primeira chama-se endoscopia digestiva alta e a segunda, colonoscopia. Esses instrumentos permitem visualizar a mucosa (revestimento interno) do tubo digestivo, e realizar detalhada avaliação, assim como coletar material ou mesmo realizar pequenas cirurgias.

Pediatria

A Pediatria constitui-se em uma especialidade da Medicina que estuda, trata e acompanha o ser humano desde o nascimento até a adolescência, ou ainda antes dele, na fase perinatal, quando há necessidade da intervenção pediátrica.

O pediatra visa em sua profissão fins preventivos, que incluem prevenção de acidentes, imunizações (vacinas), aleitamento materno, ou apenas buscando o acompanhamento da criança e do adolescente através de orientações necessárias ao seu crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura) ou ainda fins curativos, que são procedimentos e tratamentos das diversas patologias que acometem as crianças e adolescentes, utilizando-se do melhor de sua capacidade profissional, habilidades técnicas, conhecimento científico e compromisso ético, objetivando a manutenção ou recuperação da saúde da criança ou do adolescente.

Urologia

A Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor dos homens (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis). Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rins, ureteres, bexiga urinária, uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino.

O urologista tanto realiza o diagnóstico de problemas relacionados ao trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor masculino quanto realiza cirurgias urológicas. O urologista, por exemplo, é o responsável pelo exame preventivo da próstata.

Apesar de ser conhecido como “médico de homem”, o urologista também trata de crianças e mulheres. A enurese noturna, mais conhecida como xixi na cama, é tratada por esse especialista. A cistite, infecção urinária comum nas mulheres, também faz parte do rol de atendimentos do urologista. Outros problemas cabíveis ao urologista são: cálculo renal (pedra nos rins), câncer de pênis, câncer de testículo, disfunção erétil, infertilidade masculina, etc.

Proctologia

Instalada na Policlínica Tereza Rambaldi, a EProcto é uma unidade proctológica especializada no tratamento do aparelho digestivo: intestino delgado, cólon, reto e ânus. E conta com consultas e exames de coloproctologia para atendimento eletivo.

Ginecologia

A ginecologia é a especialidade da medicina dedicada aos cuidados do aparelho genital feminino. Os ginecologistas são, portanto, os especialistas que tratam de todas as questões relacionadas com o útero, a vagina e os ovários. O médico especializado em obstetrícia trata da gravidez, do parto e do período imediatamente após o parto.

Oftalmologia

A oftalmologia é a especialidade da medicina que estuda e trata as doenças relacionadas ao olho, à refração e aos olhos e seus anexos. O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão.

Desenvolvido por:Wake - Comunicação Estratégica